Dicas de RPG: Conhecer as regras

Share

Pode parecer algo ridículo que alguém se disponha a jogar qualquer RPG sem ter lido o livro básico de regras, porém tal ação é recorrente e fatalmente leva a desinteresse por parte tanto dos jogadores, que acham que o jogo é difícil, quanto do mestre que vai ficar cansado de tanto explicar. O RPG deve ser uma troca entre mestre e jogador. Narrar uma história é doar um presente precioso, na outra ponta dessa equação, o jogador deve estar pronto para receber esse presente. Portanto, a primeira dica que iniciamos aqui é essa: conheça as regras.

GrupoRPGNão adianta você tentar discutir a teoria das cordas com alguém que nem ao menos sabe que isso é um ramo da física e o mesmo pode ser aplicado quando conversar com um jogador desatento. De que adianta você explicar que uma fúria alta pode levar a frenesis influenciados pela wyrm ou que flanqueando um oponente se ganha bônus de ataque base +2 quando o jogador sabe sequer como é feito o cálculo do Bônus de Ataque ou mesmo o que significa a característica “fúria”?

Pois bem jogador: estude. O objetivo não é tornar-se um estrategista que sabe automaticamente o valor de cada atributo e infinitas combinações de combos para lubridiar as regras. Mas simplesmente poder aprender com o mestre e realizar a maior de todas as premissas do RPG que é divertir-se. Para uma boa diversão, precisamos além de ter capacidade de estudar, ter capacidade de nos relacionar. Cuide para não tornar-se um jogador chato, daquele que sabe todas as regras e sempre que o mestre dita uma ação que esteja fora do seu entendimento explode na mesma hora vomitando páginas e mais parágrafos repletos de regras. Quando a lógica não dá certo, às vezes é preciso saber negociar. Não convido ninguém à reclusão, calado, contra a vontade apenas para o bom andamento de um jogo.  Exponha seu ponto, mostre onde acha que reside o erro, mas evite fazer isso em jogo, de modo que a partida pare, todos puxem os livros e comece uma batalha jurídica para decidir quem sabe mais, mestre ou jogador. Se for um caso onde você realmente saia prejudicado devido ao entendimento do mestre sobre as regras, converse com ele na hora da pausa do lanche, ou se estiver jogando online, converse no reservado. Com uma boa conversa tenho certeza que serão capazes de resolver suas pequenas diferenças e retornar às zoações que tanto admiramos nesse estilo de jogo.

Share