Professor Fernando

O Blog Jurássico surgiu em 2009 da necessidade que eu tinha de compartilhar os conteúdos trabalhados em sala de aula. De lá para cá muita coisa mudou: novos alunos, novas escolas.  Nesse meio tempo, uma coisa em comum sempre mantivemos que é a necessidade de estar sempre em contato com alunos e amantes do estudo da História. E é com esse pensamento que sempre mantenho o Blog Atualizado.

Dou Fernando Torres, casado, 31 anos e atualmente leciono em escolas públicas dos municípios de Três Coroas e Palmares do Sul, ambos no Rio Grande do Sul. Atuo como professor de história há míseros seis anos, desde 2009 e nesse pequeno espaço de tempo pude notar como muito mudou desde que eu estava do outro lado da carteira na sala de aula. Como professor, tenho uma postura irreverente, por vezes fazendo uso recorrente do sarcasmo porém aqueles que me conhecem compreendem que faço isso somente pois gosto de lecionar e estar cercado de pessoas que acrescentam experiências e conhecimentos à minha vida. E o local onde encontro tudo isso é na sala de aula.

Vejo que um dos grandes desafios dessa nova geração que frequenta a sala de aula pela primeira vez é a motivação para a permanência na sala de aula. Discutir sobre isso chega a ser engraçado, pois para um cara de 31 anos, criado com pessoas quarenta anos mais velhas sempre me ensinaram que desmotivação é falta de surra (hahaha). Mas de fato, vejo que esse é o grande desafio. Por esse motivo procuro fazer da sala de aula um espaço de troca, seja de conhecimentos de “cultura inútil” ou de debates políticos. Assim, determino que minha postura como professor não é ensinar história. Não venho à sala de aula derramar meu conhecimento sobre o aluno e sim mostrar para ele o quanto o conhecimento histórico pode ser útil em sua vida para compreender o presente e traçar melhor o seu futuro. Eu mesmo, pouco recordo das aulas de história do ensino fundamental. Era um monte de datas e pessoas que eu nunca encontraria referência em local algum, mas eu pensava com a cabeça de criança, hoje como adulto sou capaz de refletir com clareza o quanto minha vida mudou após a faculdade de história.

Por isso, meu objetivo enquanto Professor Fernando é mostrar o caminho. Aquele aluno que despertar o gosto pela História vai aprender sozinho. Seja assistindo filmes, revistas ou mesmo conversando com os amigos em uma mesa nas horas de lazer. A história está em toda a parte, precisamos é apenas a sensibilidade necessária para perceber o quanto somos feitos pela história e sempre fazemos parte do momento em que vivemos.

Bom estudo e bom proveito do site.

E claro: não deixem de participar do site e sempre que sentirem necessidade de uma ajuda especial, tanto em assuntos que estejam no site ou não, sinta-se a vontade para usar o e-mail, facebook  ou formulário de contato.

fernando@jurassico.com.br

Abraços e olho nos estudos galera!

Professor Fernando.