História da Internet (de uma maneira bem simples)

Share

http-internetA internet, um dos maiores fenômenos do final do século XX  surgiu de uma maneira bem curiosa e com uma finalidade nada divertida.

No final da década de 60, o mundo vivia dividido em virtude da Guerra Fria, de um lado estavam todos os aliados do capitalismo, e do outro lado todos os aliados do comunismo. E… no meio disso existiam diversos países que deveriam ou seguir o modelo capitalista da economia e sociedade (socioeconômico) , ou o modelo socioeconômico comunista. Desde a invenção da bomba atômica, todos temiam que houvesse outra guerra pois se EUA e URSS se enfrentassem diretamente, ambas conheciam a tecnologia da bomba atômica, na verdade, EUA e URSS jamais iriam se enfrentar mas ambas alimentavam esse temor nos seus cidadãos, assim a economia do país rodava direitinho e todos trabalhavam juntos para seu país ser melhor que o país do outro. Os EUA, estavam preocupados pois se a URSS atacasse Washington, onde tem o Pentágono, toda a inteligência militar do país estaria ferrada, pois era de lá que partiam todas as ordens militares. Então, os militares pressionavam os cientistas em criar uma rede de comunicação descentralizada para caso ocorresse o ataque (que jamais ocorreu) as informações militares importantes não caíssem em mãos erradas (ou da mídia local, ou mesmo dos temidos “espiões russos devoradores de criancinhas”).

Um dos primeiro Hosts da internet (ou quase). Eram esses caras que faziam a ligação entre o seu computador e outro antes do tempo em que você apenas digitava "ww. algumsite..." etxc.
Um dos primeiro Hosts da internet (ou quase). Eram esses caras que faziam a ligação entre o seu computador e outro antes do tempo em que você apenas digitava “ww. algumsite…” etc.

Era preciso então criar uma rede de comunicações, a famosa WEB (rede) estava para nascer. O projeto ficou a cargo da ARPANET (Advanced Research Projects Agency).  Na boa… aqui já  explica como surgiu a internet, daqui em diante, é coisa técnica que explica como a internet funciona, mas se  quiser continuar lendo… está  mega resumido e se quiser algo mais complexo sugiro pesquisar na wikipédia ou outro lugar… hehehe…

Através das pesquisas da ARPANET, surge o conceito de transmissão de pacotes, no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Nunca ouviu falar do TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol)? A tradução disso seria algo em torno de Protocolo de controle de transferência / Protocolo de Internet. A Arpanet não criou o protocolo TCP/IP, mas ela foi responsável por enviar o primeiro e-mail… ela criou assim uma rede de comunicação entre os computadores, assim a informação poderia ser transmitida de forma segura… anos mais tarde, essa tecnologia seria melhorada, surgindo assim o protocolo TCP/IP e a rede mundial  de computadores, os protocolos antigos exigiam que os computadores falassem a mesma língua, e cada lugar tinham computadores diferentes, sistemas operacionais diferentes e estruturas diferentes, o protocolo TCP/IP fez com que os computadores falassem a “mesma língua”, podendo conectar computadores de locais diferentes e nações diferentes com o passar do tempo, hoje não existe mais o medo da bomba atômica da guerra fria, tampouco existe a URSS, e a internet deixou de ser algo sigiloso para uso militar, sendo usada por diversas pessoas ao redor do globo como uma ferramenta de comunicação em massa (por isso que qualquer imbecil pode usar a internet… hahaha)… mas é legal lembrar que  o início de sua utilização era algo sombrio e voltado para fins militares.

Era isso.

Post feito em homenagem à minha amiga Taiane M.

Share