Filme: Germinal

Share

Filme: Germinal

Germinal é um filme de 1993, já um pouco antiguinho e difícil de conseguir, mas é um ótimo filme para quem pretende descobrir um pouco mais sobre como funciona as relações de trabalho, e as lutas de classe que são existentes na sociedade capitalista e a medida que o capitalismo instalou-se nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores cresceu com as revoluções industriais, as empresas adotaram uma doutrina para conduzir seus negócios conhecidas como Liberalismo.

No Liberalismo, é ensinado ao donos das empresas, que por ventura são as pessoas que mais adoram o capitalismo,  que o caminho para o sucesso é a empresa tem que ter poder para agir livremente, de preferência sem nenhuma intervenção dos governos. Assim, elas exploram os funcionários como querem, pagam salários baixíssimos e não pagam nenhum direito trabalhista (Férias, Licença Saúde, Licença Maternidade, etc, etc). Assim, os trabalhadores estavam jogados a sua própria sorte, e nesse mar de desgraça, os discursos socialistas e marxistas ganham muita força e começam a cativar os trabalhadores cansados de sofrer nas mãos dos donos das fábricas.

Olhando dessa forma, se torna mais fácil analisar o filme Germinal, pois o cenário que ele retrata é o da luta entre a burguesia do século XIX e os trabalhadores explorados nas fábricas. Enquanto o povo trabalha, vive em condições deploráveis, morre de fome e de doenças em meio à sujeira, a alta sociedade desfruta de festas e refeições fartas.

Abaixo, trago um vídeo sobre o filme e o filme em si, que foi postado por algum usuário no Youtube.

Germinal o filme em quinze partes

Germinal – 01/15

Germinal – 02/15

Germinal – 03/15

Germinal – 04/15

Germinal – 05/15

Germinal – 06/15

Germinal – 07/15

Germinal – 08/15

Germinal – 09/15

Germinal – 10/15

Germinal – 11/15

Germinal – 12/15

Germinal – 13/15

Germinal – 14/15

Germinal – 15/15

Share