Hoje nasceu Bob Kane

Share

Hoje, 24 de novembro, em 1915, nasceu Robert Kahn (Bob Kane)!

 Também conhecido como Bob Kane, Robert foi um roteirista americano e desenhista de quadrinhos muito famoso por ser o cara que criou o BATMAN!!!

 Na verdade Kane foi quem criou o desenho do personagem enquanto seu co-criador, Bill Finger, deu várias sugestões. Depois, em reunião com os executivos da National (hoje DC Comics), ele foi o responsável por apresentar o novo personagem e por ficar com os créditos do Bat-Man (nome do personagem em 1939).

 Durante a década de 40 é que foram registradas a maioria das suas contribuições para o Batman. Nessa mesma década, junto com vários outros autores eles criaram o universo do personagem inclusive a maioria dos seus vilões, como no caso: “O Coringa” (criado por Jerry Robinson e Bill Finger). O homem morcego alcançou rapidamente o sucesso depois de sua primeira aparição na edição número 27 da “Detective Comics”, garantindo o emprego de Kane na National (hoje DC Comics) por vários anos.

 Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, mas foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou, por exemplo, ele foi quem deu nome à cidade de Gotham City, criou o Batmóvel e, novamente junto com seu colega Jerry Robinson, criou o Robin. Entretanto, devido à política editorial, Bob Kane recebia os créditos por todas as histórias de Batman, mesmo se não tivesse contribuído em nada. Bob Kane viveu dos quadrinhos com seu nome sendo publicado nas revistinhas até a década de 60 e depois de aposentado Kane passou a apresentar seu trabalho em galerias de arte, até sua morte em 03 de novembro de 1998.

Share