Resumo da Segunda Guerra Mundial

Share

Revendo posts antigos, notei que a galera do site adora resumos… eu gostava, hoje nem tanto, mas vamos continuar refazendo-os portando, deixo aqui um resumo da Segunda Guerra Mundial. Não reclamem do resumo estar muito grande pois não adianta ir direto pra guerra, portanto vamos rever o que que cada país fez no período entre as guerras mundiais.

Antes da Segunda Guerra, os EUA foram a única nação que saiu vitoriosa da 1º GM. Lembre-se que ele estava cheio da grana devido aos lucros de reconstruir a Europa da primeira guerra e e emprestando dinheiro para as nações que estavam com suas economias arrasadas. Toda essa loucura dos anos 20 teve suas consequências, tanto que essa prosperidade americana, em 1929 vai acabar com a crise de superprodução. Essa crise foi percebida primeiro bolsa de valores e por isso ganhou o nome de Crash da Bolsa. 60% das empresas dos EUA faliram, trabalhadores ficaram desempregados e por esse motivo os americanos param de enviar dinheiro pra Europa. O que deixa espaço para surgirem os governos totalitários.

Na Itália, Mussolini centraliza o poder do estado em suas mãos, canalizando todas as frustrações e insatisfações que o povo sofria dizendo que somente um Estado forte poderia resolver os problemas da nação. Surge assim uma ditadura, que será conhecida como Fascismo. Já na Alemanha, surge uma democracia muito fragilizada, constantemente agitada pela inflação, por manifestações populares, manifestações de trabalhadores e um país sem dinheiro para pagar as indenizações da guerra. Hitler, com o discurso de reconstruir a Alemanha e de salvar o orgulho nacional ferido, convence o país a obedecer ao partido Nazista e se preparar preparar o país para uma nova guerra.

Na Rússia, perdão, na URSS, Stalin vai aumentar o poder do Estado, criando siderúrgicas, incentivando o trabalho, controlando os meios de comunicação, reprimindo os contrários ao governo e investindo fortemente no exército nacional. Com mão de ferro, o Partido Comunista da união Soviética (PUCS) vai ser criado, procurando servir de exemplo para todos os países que pertenciam à União Soviética.

Segunda Guerra Mundial – (1939 – 1945)

Antes mesmo de iniciar a guerra, as nações com desejos de expansão territorial, ou potências que estavam com suas economias arrasadas começaram a conquistar territórios. Em 1931, O Japão invadiu a Manchúria que pertencia à China, como ninguém fez nada, em 1937, atacaram a China. Ideia semelhante teve a Itália que em 35 invadiu a Etiópia e em 1937 atacou a Albânia. Por fim, a Alemanha que anexou devolta a Renânia (que ela perdera na Primeira Guerra para a França), a Áustria ao seu território e um pedaço da Tchecoslováquia. Preocupada mas sem cacife para fazer nada, o Reino Unido (Inglaterra) e a França chamaram a Alemanha para uma conferência em Munique onde ela declarou que não voltaria atrás. Em 1939, os Alemães invadiram a Polônia e foi aí que a guerra começou.

A segunda guerra mundial foi a maior das guerras do século. Deixando de um lado as forças do Eixo: Alemanha, Itália e o Japão (que ficou lutando só na Ásia) e do outro os Aliados, compostos pela Inglaterra, França e os EUA (que entram dois anos depois de iniciar a guerra). Vejam uma breve cronologia da guerra:

  • 1939 – Guerra inicia oficialmente com a invasão Alemã da Polônia.
  • 1940 – rapidamente a Alemanha neutraliza a França, e já se prepara para atacar a Inglaterra.
  • 1941 – Os EUA entram em guerra com o Japão, essa guerra ainda se estende por anos.
  • 1941 – Alemanha acha que tem cacife e resolve invadir a URSS
  • 1942 – A URSS começa a marchar pra cima da Alemanha.
  • 1943 – Na Europa, os EUA invadem primeiro a a Itália invadindo a Alemanha só em 1944.
  • 1944 –  Itália se rende para as tropas aliadas.
  • 1945 – Em Maio a Alemanha não consegue suportar o ataque da URSS e dos EUA e se rende. A URSS começa a marchar pra cima do Japão
  • 1945 – Em Agosto, os EUA resolve acabar logo com a Guerra contra o Japão lançando duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.

A guerra toma fim MESMO no Japão em 1945 com a explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, cuja finalidade também era para intimidar a união Soviética. Outra vez a Europa sai arrasada da guerra, os EUA terminam com grandes lucros, mas quem termina como vitoriosos sobre o assalto à Alemanha são os soviéticos que desde antes dos EUA enfrentavam Hitler.

Consequências da 2º Guerra Mundial

  • O Holocausto comandado pelas autoridades nazistas – inclusive como parte da “solução final” para o “problema judeu” – levaria ao genocídio, nos campos de concentração, de milhões de pessoas consideradas indesejáveis, dentre as quais, principalmente estavam os judeus, mas também membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, pessoas com deficiência e dissidentes políticos.
  • Após a guerra, o Movimento Sionista (de formação de um Estado judeu) valeu-se do horror mundial diante da divulgação do holocausto judeu, para obter a criação do Estado de Israel, na Palestina.
  • Estima-se que 72 milhões de pessoas morreram durante a guerra, incluindo cerca de 26 milhões de soldados e 46 milhões de civis.
  • Ascensão dos Estados Unidos como potência imperialista no mundo. Dominando o chamado BLOCO CAPITALISTA.
  • Ascensão da União Soviética como potência imperialista no mundo. Dominando o chamado BLOCO COMUNISTA.
  • Surgimento de diversos tratados para impedir novas guerras como a ONU, a Declaração universal dos Direitos Humanos, etc. A maioria, redigidos e organizados pelos vencedores da guerra (é claro!).
  • Como os EUA agora liderava o bloco capitalista, ele influenciou para a libertação dos países que ainda estavam presos ao colonialismo. E é nesse momento que ele passa a Influenciar de vez na economia mundial como o vemos hoje.

 

Clique aqui pra fazer download dos slides de sala de aula.

 

Share