Guerra Fria

Share
Guerra Fria
Guerra Fria – o cuidado para um país não ferir o outro

Tão logo terminou a Segunda Guerra Mundial, o mundo entrou em um clima de paranóia, morrendo de medo que houvesse uma “Terceira” Guerra Mundial em seguida, só que essa guerra nunca ocorreu. O que ocorre nesse período é um sentimento de paz armada, onde Estados Unidos e URSS estão sempre prontos para entrar em guerra mas ninguém nunca dispara o primeiro tiro e nem tem o interesse de disparar. A guerra ocorreu só no plano ideológico, sem combate militar direto até mesmo por que ambos os países possuíam mísseis nucleares e iniciar o conflito poderia significar o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém começa uma corrida armamentista entre EUA e URSS onde cada um desfila nas ruas com seus poderosos canhões e incentivam guerras fora das suas casas como foi o caso da guerra do Vietnam, da Coréia, Afeganistão e por aí vai… por isso ela recebe o nome de Guerra Fria, pois ela nunca pega fogo.

Disputas entre o Capitalismo e o Comunismo

De uma maneira simplificada, podemos ver esse conflito como uma queda de braço entre a maior nação capitalista do mundo (EUA) e a maior nação comunista do mundo (URSS). Ambos os países usaram muito bem a propaganda para mostrar ao povo como o seu sistema econômico era bom (capitalismo x comunismo). A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

EUA e URSS criaram acordos com outras nações para buscar aliados, nessa época surgem diversos tratados tais como:

  • A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
  • O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial e o apoio da mídia no conflito

EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana que até hoje questiona-se se esse fato foi verdade.

Mantendo a casa limpa de Comunistas/Capitalista

Tanto EUA quanto URSS criaram mecanismos de identificar e controlar os pensamentos dos cidadãos. Nos EUA, foi feita uma verdadeira caça as bruxas: o cinema, a TV, os jornais, as revistas sempre faziam matérias e programas onde os comunistas eram culpados de algo, estavam com espiões russos no país procurando algo, tinha feito algo e por aí vai. Fora que sempre exaltavam o “American Way of Life” (estilo de vida americano), desde os quadrinhos do Capitão América até  os filmes do cinema.

Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

“Cortina de Ferro”

A maior prova do poder da Guerra Fria foi a divisão da Alemanha em duas nações após a Segunda Guerra Mundial pelos países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. Esse evento recebeu o nome de “cortina de ferro” por parte dos capitalistas.

Plano Marshall e COMECON

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista, que está assim até hoje.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria

No final da década de 1980, a URSS está arrasada, os EUA angariaram mais aliados no mundo e através dos empréstimos que fizeram para “desenvolver” diversos países do chamado terceiro mundo (como é o caso do Brasil) conseguiram se manter fortes e sobreviver ao fim dessa disputa. Na URSS, a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas e o povo de Berlim comemora a entrada no capitalismo com shows de Rock e a entrada de diversos produtos capitalistas em seu país como a Coca Cola, e outros. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Share
  • Alcides Cardoso

    Se a guerra e fria chama o Ornn que esquenta bem… KEKEKEKE
    Entendedores, entenderão.

    • Alcides Cardoso

      Pode chama o Fernando que também dá.

      • Alcides Cardoso

        Ou o Chama….

        • Alcides Cardoso

          Ou qualquer um que controle fogo…

          • Alcides Cardoso

            Tanto faz!

          • Alcides Cardoso

            Eu me Upo mesmo.

          • Alcides Cardoso

            Ps: Up e a mesma coisa que Like nesse modo de chat.

          • Fernando de Pinhal

            Vai dormir rapaiz… cê tá precisando…

          • Alcides Cardoso

            Nao!!!!!!!!!!!!!!

  • Alcides Cardoso

    Me…Memes
    Memés
    Muitos Memes